A audiência das transmissões ao vivo, nas redes sociais, feitas semanalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem decepcionado a Secretaria de Comunicação (Secom). Até o momento, as dez lives já lançadas acumulam 2,5 milhões de visualizações se somadas, enquanto que com Bolsonaro somando as 10 primeiras live acumulavam 12,5 milhões de views no Facebook até 14h de 6ª feira (18.ago). Ao todo, as 10 edições de lives de Lula, somadas, só registravam 850 mil views na mesma rede social.

O engajamento de Lula é considerado baixo tendo em vista a quantidade de inscritos no canal do YouTube do presidente: 1,33 milhão de pessoas. No Facebook, são 5,6 milhões de seguidores. As lives semanais são divulgadas nas contas de Lula no YouTube, no Facebook, no Twitter, além dos canais do Palácio do Planalto e do CanalGov no YouTube.

Segundo informações do portal Poder360, o governo tem tentado aumentar a audiência por meio de vídeos com cortes da live, mas mesmo assim, a audiência segue tímida. Os números contrastam com o engajamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguia gerar com suas transmissões semanais.

As lives de Lula têm transmissão semanal desde 13 de junho 2023. São feitas em um formato profissional, com uso de câmeras de alta qualidade e com uma mesa e microfone no estilo dos atuais podcasts de entrevistas. O programa é gravado e transmitido sob a supervisão do secretário do Audiovisual da Secom, Ricardo Stuckert, que também o fotógrafo de Lula.

Bolsonaro costumava fazer suas transmissões ao vivo diretamente de um celular com um cenário simples e, muitas vezes, improvisado. Costumava levar ministros para falar e até cantar nas transmissões. Às vezes, ligava para quem não estava presente e colocava o microfone perto do telefone para transmitir o áudio. O improviso parecia ser maior do que o mostrado nas conversas de Lula.

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