Nos últimos dias vem se acirrando a disputa entre o Prefeito de Fortaleza José Sarto e o Governador do Estado Elmano de Freitas, tudo começou a com a história da ponte metálica quando o prefeito deu entrevista, dizendo que iria assumir a gestão da obra, e que gerou notas por parte do governo do estado, querendo culpabilizar a Prefeitura de Fortaleza sobre o assunto.
“A Ponte já está resolvida, me mande o projeto de volta que a gente mandou em janeiro de 2022, pode mandar de volta, se quiser mandar o do Acquario, a gente faz também” disse Sarto em entrevista
Agora a nova disputa envolve velocidade em uma via, a avenida Osório de Paiva tem trecho sob jurisdição municipal e parte de competência estadual. Quando os governos eram aliados, houve acordo para uniformizar a velocidade máxima ao longo da via. Desde junho, porém, há um limite na área fiscalizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e outro no que cabe ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Trata-se de mais um capítulo da briga entre governador Elmano de Freitas (PT) e prefeito José Sarto (PDT).
A Osório de Paiva foi a segunda avenida da Capital a ter o limite de velocidade reduzido de 60 km/h para 50 km/h. A primeira foi a Leste-Oeste. Na Osório de Paiva, começou a valer em 30 de agosto de 2018, quando o prefeito era Roberto Cláudio (PDT).
Em 2021, já na gestão do prefeito Sarto, quando Camilo Santana (PT) era governador, houve o acordo para a diminuição ocorrer também no trecho estadual, da Perimetral ao 4º Anel Viário. Foi esse trecho que agora voltou ao limite anterior de 60 km/h. A justificativa foi de adequação ao padrão das rodovias estaduais.