O Fortaleza encerrou a participação na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2023 com vitória. Classificado às oitavas, com a liderança da chave H garantida, viajou ao Chile e venceu o Palestino-CHI por 2 a 1, nesta terça-feira (27). Uma partida com a volta ao passado (taticamente), sem atuação brilhante, mas efetividade no ataque e destaque para João Ricardo.
Esse foi o quinto triunfo do Leão no campeonato internacional. Com isso, encerra a parte inicial do certame na liderança do Grupo H, com 15 pontos. O sorteio das oitavas de final ocorrerá no dia 5 de julho.
O técnico Vojvoda poupou parte dos titulares e retomou o 3-5-2. A estratégia foi similar aos últimos jogos: ter menos posse, com a compactação maior e tentar o contra-ataque. No geral, funcionou em modo de ‘economia de energia’ ofensivo, mas foi assertivo.
As chances foram poucas. No 1º tempo, para além do gol de Crispim, em organização ofensiva, houve falta de Calebe para fora. Na volta do intervalo, apenas dois arremates, sendo um de Lucero, que ampliou o placar. Após escanteio, os chilenos diminuíram com Farías aos 30 minutos do 2º tempo.
Assim, o Fortaleza sofreu e contou com uma grande exibição de João Ricardo, o craque do jogo, para sustentar a pressão. O cenário chega como lição para o amadurecimento do novo estilo, reativo, com a necessidade de encontrar as soluções para ser menos alvejado, em cenário mais seguro.
Líder do Grupo H com 15 pontos, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda arrecadou R$ 9,3 milhões nesse estágio da competição continental, sendo 4,3 milhões por sua participação, 2,4 milhões por vitórias conquistadas e R$ 2,6 milhões pela classificação.