O magnata Silvio Berlusconi, três vezes primeiro-ministro da Itália, morreu, nesta segunda-feira (12), aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo porta-voz do empresário à imprensa. Chamado de “o imortal” pela longevidade na política, o senador e empresário havia sido internado na sexta-feira (9) em um hospital de Milão.
Berlusconi estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, acompanhado da mulher dele, Marta Fascina, e seus filhos. O político foi diagnosticado com leucemia e tratava um quadro de infecção pulmonar.
Três vezes premiê da Itália, o ex-primeiro-ministro se envolveu em polêmicas. Desde 1994, ano em que entrou para a política, Berlusconi enfrentou 35 processos criminais, mas obteve apenas uma condenação definitiva.
Quem era Silvio Berlusconi
Nascido em 1936, em Milão, antes de entrar para a política, Silvio Berlusconi chegou a trabalhar como cantor em um navio de passageiros quando era jovem para pagar seus estudos. Ele se formou em Direito.
Segundo o mais recente ranking da revista Forbes, o ex-primeiro-ministro tinha uma fortuna de quase US$ 7 bilhões (R$ 35 bilhões), sendo o quinto mais rico da Itália.
Entre outras relações com chefes de Estado, era próximo do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ao completar 86 anos, Berlusconi recebeu votos de felicidade e uma garrafa de vodca. Retribuiu com vinhos italianos.