A Polícia Rodoviária Federal realizou duas operações nessa semana, a primeira envolveu a apreensão de uma carga com 595 caixas de cigarros contrabandeados foi apreendida dentro de um caminhão, em Granja, no Interior do Ceará, ele foi encaminhada a Chaval e depois incinerado em Sobral.

A apreensão do material sem regulamentação ocorreu na rodovia CE 085/BR-402, entre Ceará e Piauí. Os cigarros foram encontrados na carroceria do veículo. Conforme fiscais da Sefaz, o veículo foi abordado na zona rural do município de Granja. O motorista do caminhão foi identificado como Michael Feitosa da Silva. Ao ser abordado, ele conseguiu fugir por um matagal próximo ao local.

O outro caso envolveu a prisão de 15 pessoas, todas envolvidas em crimes ambientais e cargas ilegais foram recuperadas. As ações aconteceram nos municípios de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Caridade, na microrregião de Canindé.

Nas cidades, foram registradas três casos de retirada ilegal de minérios, desmatamento de vegetação nativa e transporte irregular de cargas. A primeira ocorrência, registrada em Caucaia no último sábado, 4 de junho, na BR-020, agentes da PRF abordaram um caminhão que trazia areia sem a lona – equipamento obrigatório para o transporte do material.

O material, retirado de uma área de extração sem autorização, resultou na prisão de duas pessoas e no confisco de quatro caminhões que transportavam 21 toneladas de areia. Nesta terça-feira, 6, na mesma região, um caminhão basculante que transportava uma carga volumosa de minério ilegalmente foi parado pela PRF.

A carga foi extraída de uma região de mata nativa, sem permissão ambiental ou de mineração. A PRF foi até o local onde acontecia a ação ilícita e prendeu quatro suspeitos que estavam desmatando o local e preparando o minério para venda. O caminhão, aproximadamente 17 toneladas de minérios que estavam sendo transportados e os homens foram encaminhados para a Polícia Federal em Fortaleza.

COMENTAR