Nessa sexta-feira, a Polícia Civil do Ceará em conjunto com o Ministério Público do Ceará deflagrou a operação ‘Operação Jogo Incerto’, cumprindo 10 mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão. Essa operação tem como objetivo desarticular esquema milionário relacionado ao ‘monopólio do jogo do bicho’.
As primeiras apurações indicam a prisão de 3 empresário suspostamente ligados a facção Carioca Comando Vermelho. Dentre os mandados de prisão cumpridos, parte dos investigados já estava preso.
De acordo com um dos policiais civis que participou da operação a movimentação do bando era milionária, “um dos presos nos relatou que o repasse semanal dele girava em torno de R$15 a R$20 mil, isso somente um gerente de uma banca. Eles estavam tentando o monopólio em Pentecoste e Apuiarés, além de outras cidades como a região do Acaraú e Itapipoca”, disse.
Conforme o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, os mandados de prisão e busca e apreensão se baseiam em uma investigação de mais de um ano. Jairo Pequeno acrescenta que o grupo cobrava de 10 a 15% das vítimas para permitir que demais loterias, não aliadas da facção carioca, funcionassem.
“Eles atuavam na monopolização dos jogos por meio de extorsões. A Polícia Civil e o Ministério Público vem mapeando e desestruturando a união de uma determinada organização criminosa com os jogos de azar na capital e interior do Estado. Nosso objetivo é desestruturar financeiramente a organização criminosa” JAIRO PEQUENO NETO Promotor
OS EMPRESÁRIOS
- Marco Antônio Bastos Gomes – Sócio administrador de uma loteria
- João Victor Feitosa Rodrigues Rebouças – empresário e sócio de loteria
- Paulo Laércio Bastos Gomes. Ex-sócio da loteria, desvinculando-se aparentemente após a aliança com a facção, mas as investigações apontam que ele continua exercendo gerência
O trio e Márcio José de Lima Souto, homem de confiança da empresa que lidava diretamente com a facção, sendo usado como meio de blindar os reais, já tinham sido alvos da ‘Operação Saturnália’, em outubro de 2022.