Com a proximidade da instalação da CPMI dos atos do dia 08 de Janeiro, partidos da base e da oposição começam a definir os membros que farão parte da comissão.

No Senado, por exemplo o Bloco Vanguarda (composto do PL e do Novo) já escolheu os nomes que vão integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Os titulares devem ser: Magno Malta (PL-ES), Jorge Seif (PL-SC) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Uma das seis cadeiras do Bloco Democracia formado por PSDB, Rede, Podemos, MDB, União e PDT, deve ficar com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Já o Bloco Aliança formado por PP e Republicanos deve indicar o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) para uma das duas vagas.

O governo deve selecionar os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Humberto Costa (PT-PE), Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues para compor a comissão, como parte da sua “Tropa de choque”.

Na Câmara dos Deputados o Partido Liberal também já escalou o time de deputados que vai compor o colegiado: André Fernandes (CE), Eduardo Bolsonaro (SP) e Delegado Ramagem (RJ). A base do governo deve indicar deputado federal André Janones (Avante-MG), Lindbergh Farias (PT-RJ), entre outros nomes para compor a CPMI.

De acordo com informações, o Senado deve ficar com a presidência da comissão e a Câmara, com a relatoria. Nos bastidores, o nome do deputado federal André Fufuca (PP-MA) é o mais cotado para ser o relator da CPMI, lembrando que a CPMI tem duração de 4 meses.

COMENTAR