O Deputado Federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), denunciou que Deputados e senadores ensaiam um boicote à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O ato aconteceria nas vésperas da primeira sessão do Congresso, marcada para a terça-feira 18.
“Conversas que escutei nos corredores do Congresso denunciam um movimento planejado dos parlamentares, que já assinaram o requerimento, para retirarem as assinaturas nas vésperas da instalação da CPMI”, contou Zucco. “Não daria tempo nem de coletar novas assinaturas. Quero acreditar que isso é fofoca e mentira. Mas, se for verdade, lembro aos deputados que a política aceita traição, mas não perdoa traidores.”
O autor do requerimento, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), confirmou a conversa que acontece nos bastidores do Congresso. Os parlamentares estariam negociando com o governo um preço “alto” para retirar o nome no último momento.
Segundo o senador Eduardo Girão (Novo-CE), o governo — por intermédio dos partidos —, está sondando os senadores da Casa. Até o momento, a CPMI possui as assinaturas de 192 deputados e de 37 senadores.
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.