As três empresas gigantes anunciaram que não estão atravessando um bom momento. Enquanto a Marisa e Amaro anunciaram que possuem a Makro surpreendeu ao anunciar o fim das atividades no Brasil após décadas.
O Makro está preparando o terreno para dar adeus ao Brasil depois de cinco décadas. Em um movimento já antecipado pelo mercado há pelo menos dois anos, quando a rede repassou 30 lojas para o Atacadão, a empresa agora arquiteta a venda de seus 24 pontos de venda remanescentes no país.
O Makro foi um dos pioneiros no segmento de atacarejo no país, mas perdeu a explosão do setor por muito tempo, limitando sua clientela ao “passaporte” Makro. Embora tenha aberto suas portas para o consumidor final, aceitando cartões de crédito e débito, não foi suficiente para recuperar o tempo perdido.
A Marisa, por exemplo, anunciou que irá fechar algumas unidades de lojas em 2023. A empresa, uma das principais de varejo de moda está presente em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 400 lojas físicas, além da plataforma de vendas online. Vale lembrar que as dívidas da Marisa estão avaliadas em cerca de R$ 600 milhões, mas a empresa tenta renegociar para sair do vermelho.
A Varejista de Moda Amaro também passa por processo de falência, a empresa pediu à Justiça de São Paulo a homologação de seu pedido de recuperação extrajudicial, processo em que a empresa faz acordo com seus credores. A companhia soma dívidas de cerca de R$ 244 milhões, sendo R$ 151,8 milhões em dívidas bancárias e R$ 92,8 milhões com fornecedores.