Durante esse final de semana novamente as chuvas castigaram o estado do Ceará, cidades como Forquilha, Farias Brito e Poranga causaram transtornos a população.
O município de Forquilha, no interior do Ceará, foi atingido por um grande temporal neste sábado (8). A catástrofe deixou várias vias alagadas e residências alagadas. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), revelou que choveu em 141 das 184 cidades do Ceará.
Já em Farias Brito o rompimento de uma barragem causou estragos em Farias Brito, neste domingo, 9, a Prefeitura do município disponibilizou um abrigo provisório para as famílias que ficaram desalojadas em virtude da enchente. O local funciona na sede de uma escola municipal, onde foram distribuídos colchões, alimentação e produtos de higiene pessoal.
A gestão municipal contabiliza pelo menos 18 famílias desabrigadas. Elas residiam no Conjunto Habitacional Albino Oliveira, área mais afetada pela inundação, e tiveram suas casas invadidas por uma forte correnteza, que arrastou móveis e até derrubou muros. A Defesa Civil visitou o local e interditou temporariamente algumas residências. A Prefeitura informou que irá conceder aluguel social para as famílias que precisarem ficar muito tempo longe de casa. A barragem que se rompeu fica localizada no Distrito Cachoeira dos Bezerras, na zona rural do município, no limite entre Farias Brito e Nova Olinda. O incidente foi ocasionado pela elevação no nível do rio Cariús devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias no Cariri.
Também há interdição na CE-265, na altura da Serra da Poranga, devido ao excesso de lama e deslizamentos de rochas. Já na CE-321, em São Benedito, há dois pontos de bloqueio parcial no acesso ao Distrito de Lapa. A SOP orienta que os condutores redobrem a atenção ao trafegarem pelas rodovias afetadas.
A malha viária do estado também sofreu prejuízos. Segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP), três rodovias estaduais estão com pontos bloqueados após danos causados pelas inundações. Na CE-384, que liga o município de Mauriti ao estado da Paraíba, o trecho onde se abriu uma cratera no dia 27 de março segue interditado nos dois sentidos para o trânsito de veículos.
Após as chuvas dos últimos dias, subiu para 19 o número de cidades que decretaram estado de emergência no Ceará.
Altaneira
Missão Velha
Aratuba
Antonina do Norte
Guaramiranga
Itapipoca
Uruburetama
Porteiras
Deputado Irapuan Pinheiro
Tururu
Senador Pompeu
Itapajé
Lavras da Mangabeira
Barreira
Pedra Branca
Umirim
São Benedito