Uma novo método está sendo testado em todo o mundo, para a curar do Câncer, o tratamento é chamado de Terapia Celular, o CAR-T como é conhecido, foi desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto.
O tratamento consiste em fazer com que as células de defesa do paciente sejam modificadas em laboratório para aprender a eliminar a doença. Essas células depois são recolocadas no paciente, fazendo com que o próprio corpo combata o tumor e já apresenta resultados positivos.
Como para o publicitário e escritor Paulo Peregrino que tem 61 anos mas desde os 48 anos lutava contra vários tipos de câncer – o primeiro a surgir havia sido o de próstata, em 2010, e com o passar dos anos outros foram aparecendo. Depois surgiu o câncer no sistema linfático, o Linfoma ou Doença de Hodgkin.
Quando Paulo já estava prestes a receber cuidados paliativos, ou seja, quando já estava em vias de ser preparado para um estágio final da vida, ele foi submetido ao tratamento de terapia celular em abril deste ano, no Sistema Único de Saúde (SUS). Em apenas um mês, teve remissão completa do câncer.
“A sensação, ao fim de tudo, é de uma gratidão infinita a Deus, no tamanho e no tempo”, escreveu o publicitário em uma postagem do Instagram. “Tenho concedido várias entrevistas mas repito o que disse a vários médicos: Só quero que as informações e o conhecimento adquirido com meu caso possam servir a outros pacientes no futuro.”, destacou.