Uma vice-diretora da CIA postou uma imagem pró-Palestina em sua conta no Facebook duas semanas depois do ataque do Hamas contra Israel, em 7 de outubro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 28, pelo jornal britânico Financial Times.

A postagem gerou polêmicas, pois é muito raro que altos funcionários da inteligência americana se posicionem publicamente sobre questões políticas.

Entretanto, essa postagem mostra a crescente dissidência dentro do governo dos Estados Unidos, cada vez mais dividido entre funcionários pró-Israel, em continuação com a posição histórica da política externa americana, e membros da burocracia pró-Palestina.

Nos últimos dias dezenas de diplomatas norte-americanos apresentaram protestos formais contra o posicionamento pró-Israel de Biden através do chamado canal de dissidência do Departamento de Estado.

Centenas de outros funcionários do governo assinaram outras cartas públicas e privadas pedindo que o presidente americano trabalhasse para um cessar-fogo e permitisse mais ajuda a Gaza.

Foto pró-Palestina foi usada em outras ocasiões

A vice-diretora de análise da CIA mudou a sua foto de capa do Facebook no dia 21 de outubro.

A imagem postada mostra um homem agitando uma bandeira palestina, e ficou famosa por ser frequentemente utilizada em postagens contra Israel.

Em uma outra publicação no Facebook, a vice-diretora também publicou uma selfie com um sticker que dizia “Palestina Livre” sobreposto à fotografia.

Vice-diretora da CIA já supervisionou produção de informações para o presidente Biden

A vice-diretora da CIA já supervisionou a produção do Briefing Diário do Presidente, a compilação altamente confidencial de informações de inteligência que é apresentada ao presidente dos Estados Unidos quase todos os dias.

A vice-diretora de análise da CIA também é responsável ​​pela aprovação de todas as análises divulgadas dentro da agência de espionagem.

A publicação da foto gerou preocupação entre os membros da comunidade de inteligência, que manifestaram apreensão com o facto de a publicação expressar um preconceito que poderia minar a confiabilidade da diretoria de análise.

Em nota a CIA informou que seus agentes “estão empenhados na objetividade analítica, que está no cerne do que fazemos como agência. Os agentes da CIA podem ter opiniões pessoais, mas isso não diminui o seu compromisso – nem o da CIA – com uma análise imparcial”.

COMENTAR