A GPX Telecom, provedora de internet com sede em Caucaia (CE), na região metropolitana de Fortaleza, anunciou nesta 5ª feira (20) o encerramento de suas operações após ataques criminosos contra a empresa. “Em menos de 20 minutos, atos de vandalismo devastaram tudo o que construímos com tanto esforço e comprometimento, levando-nos a tomar a difícil decisão de encerrar nossas operações”, disse em comunicado.

Os ataques a provedores de internet em Ceará têm ocorrido desde fevereiro. Uma facção criminosa exige taxas de operadoras para permitir a oferta do serviço e realiza represálias contra as empresas que se recusam a fazer os pagamentos.

As ações criminosas incluem cortes de cabos de fibra óptica, incêndios de veículos e disparos contra sedes das empresas. Apenas na última semana, 6 ataques foram atribuídos ao CV (Comando Vermelho), facção criminosa de origem carioca e com atuação no Ceará.

A Agência Nacional de Telecomunicações informou por meio de nota publicada no dia 13 de março, que monitora os ataques no Ceará e outros estados da Federação. A agência já solicitou a participação no Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado (Gaeco Nacional), criado no mês de fevereiro com objetivo de fortalecer a atuação do Ministério Público Federal (MPF) no combate à criminalidade.

COMENTAR