Com o vazamento das imagens do dia 08 de Janeiro, o Presidente Lula convocou uma reunião extraordinária com seus ministros para tarde de hoje no Palácio do Planalto, o tema do encontro é a permanência do Ministro Gonçalves Dias no comando do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Estiveram reunidos com Lula ao menos três ministros do governo. São eles: Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). A permanência de Gonçalves Dias no cargo passou a ser questionado após a CNN Brasil revelar, nesta quarta, imagens que mostram o general andando ao lado dos “manifestantes” no dia da invasão ao Planalto, em 8 de janeiro.
A base do Congresso nacional também vai se reunir hoje, pelo menos é o que diz o Líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), contro está previsto para o começo da noite desta quarta-feira (19/4) e foi convocado após a crise envolvendo o general Gonçalves Dias.
A pauta, segundo interlocutores, será a possibilidade de demissão ou renúncia do ministro, como já defendido por parlamentares da base de Lula. De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o presidente já foi aconselhado a demití-lo. Caso se confirme, será a primeira baixa do primeiro escalão do atual governo. A base também pode discutir a ofensiva contra assinaturas da CPMI do 8/1.