O Presidente estadual do PT no Ceará, o dirigente Antonio Filho – conhecido como Conin – afirma que o partido irá analisar um eventual pedido de filiação do presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), com “muito carinho e muita atenção”.

“Não pautamos isso ainda. O Evandro é um querido amigo do PT, amigo pessoal nosso, e acho que não só o PT, mas qualquer partido do Ceará se sentiria muito honrado com a presença do Evandro Leitão”, disse Conin na última sexta-feira, 1º, durante evento com o presidente Lula (PT) na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

“Ele está resolvendo essa situação dele no PDT, mas já definiu que vai se desfiliar, e no momento que ele quiser pautar a eventual filiação dele ao PT, nós vamos tratar com muito carinho e muita atenção”, afirmou ainda o dirigente petista.

Falando sobre o processo de escolha do candidato da base governista em Fortaleza para 2024, Conin acabou contrariando também tese de necessidade de que a candidatura seja de um filiado do Partido dos Trabalhadores, algo que até então vem sendo defendido por todos os principais líderes da sigla no Ceará. como o deputado José Guimarães (PT).

“Nós temos hoje no Estado um projeto liderado pelo governador Elmano, que tem uma base de sustentação no Estado inteiro, então nós vamos dialogar com muita humildade com todos os partidos que compõem essa base”, afirmou Conin.

“Evidentemente, o PT vai apresentar os seus quadros, e o PT tem lideranças muito importantes, muito bem aceitas pelo povo de Fortaleza. Mas nós vamos dialogar com os aliados. Nós nem estamos exigindo uma candidatura, impondo uma candidatura, mas nós vamos discutir também, os outros partidos têm também legitimidade, se tiver uma ou outra postulação, de apresentar”, continua o petista.

Atualmente, o PT tem hoje pelo menos três pré-candidatos já oficialmente anunciados para a disputa: a deputada federal Luizianne Lins e os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio. Cresce no partido, no entanto, a tese de apoio a uma candidatura de Evandro Leitão (PDT), atualmente em processo de desfiliação do PDT.

Cotado para se filiar no PT, Evandro também tem no horizonte uma possível filiação ao PSB, sigla hoje comandada pelo pai do ministro Camilo Santana (Educação), Eudoro Santana, no Ceará. A tese de migração para o PSB teria força principalmente por conta de possíveis resistências de petistas históricos a uma filiação “de última hora” do hoje pedetista apenas para a participação da eleição do próximo ano. (Carlos Mazza)

Fonte: O Povo

COMENTAR