O Presidente do Banco Central Roberto Campos Neto esteve em Fortaleza na noite de ontem (29), no Teatro Celina Queiroz na Unifor, para receber um prêmio do Inovação do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Ceará), pelo seu trabalho feito como a implementação do PIX, que gerou uma verdadeira revolução nos depósitos.
No momento ele também ministrou uma palestra sobre as questões econômicas do país, onde falou da queda da inflação no país, mesmo com o crescimento em vários países do mundo
“Se tem uma forma de você fazer inclusão, é com tecnologia. O pix, por exemplo, custou R$ 5 milhões para o Brasil. Com pouco se consegue fazer muito, consegue democratizar o canal”, disse Roberto Campos Neto.
Onde ele destacou um programa que ele foi pioneiro na implantação, e que fez inclusive ser eleito o melhor Presidente do Banco Central do Mundo, também falou sobre moeda digital – assim como o Bitcoin. “A moeda digital vai fazer com que o custo de intermediação financeira caia”, destaca.
Segundo ele, a divisa terá um contrato digital e esperará um código número. “Na hora que o código numérico encaixar no contrato, ele gera a execução (do contrato). Aquela execução gera um registro automático, que pode ser divisível. A questão de colateral (dano) vai ser muito menor. Você pode fazer isso e reduzir a questão da gestão. Hoje gastamos uma fortuna com cartório”, ressalta.
Nenhum momento da palestra ou de suas falas ele fez críticas a política econômica do Governo Lula, mesmo sendo um dos principais alvos do Presidente e de seus aliados no começo do mandato, querendo impor a Campos Neto a culpa dos problemas econômicos do país.
Autoridades Políticas
Estiveram presentes no evento o Secretário de Saúde de Maracanaú Capitão Wagner (União Brasil), o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), os Deputado Federais Danilo Forte (União Brasil) e Luiz Gastão (PSD) e o Vice-Prefeito de Fortaleza Élcio Batista (PSDB), chamou a atenção que tanto o Governador do Ceará Elmano de Freitas, quanto o Prefeito de Fortaleza José Sarto não se fizeram presentes.