O Prefeito de Fortaleza Jose Sarto concedeu entrevista a uma rádio de Fortaleza, onde comentou sobre reeleição e o corte de relações com o PT.

Pela primeira vez ele foi vocal que é candidato a reeleição, “Me coloco como pré-candidato por entender que estamos liderando um processo que chegará com a realização de praticamente 100% que nos comprometemos na campanha. para resumir (..) Até março passado, nós completamos 70% de execução do nosso plano de governo”, disse Sarto,

Ele também comentou sobre a relação PT e PDT “Aqui, uma grande maioria dos deputados (do PDT) se filia à corrente do governador do PT. É interessante que o PT de Fortaleza não se filia à gestão do PDT, então existem dois pesos e quatro medidas nessa relação, que é o que a gente muito modestamente faz essa observação que, como diz o ditado, a mão que dá é a mão que recebe”, disse o prefeito.

Nacionalmente, o PDT já decidiu compor a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão acontece após uma série de negociações que resultaram na indicação de Carlos Lupi para o Ministério da Previdência. Nas eleições presidenciais do ano passado, o partido lançou a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes, que adotou postura crítica em relação a Lula e o PT.

No Ceará, ainda não há decisão oficial do PDT de aderir ou não à base do governo Elmano. Atual em prol dessa articulação, o governador já nomeou três deputados pedetistas para o secretariado. No entanto, setores importantes do partido ainda resistem à aliança.

É caso do grupo liderado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio. Três pedetistas mais próximos ao ex-prefeito, dos 13 que integram a bancada da legenda, fazem oposição ao Executivo estadual: Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho.

Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o PT é oposição à gestão Sarto. Petistas realizam constantes críticas à gestão e já defendem a tese, inclusive, de que o partido lance candidatura própria na capital para enfrentar uma possível tentativa de reeleição do atual comandante do Palácio do Bispo.

Os ânimos podem ficar ainda mais acirrados após a convenção municipal do PDT em Fortaleza marcada para este sábado, 15, que poderá consolidar a posição de liderança de Roberto Cláudio sobre o partido na Capital. Segundo Sarto, a escolha do seu aliado e ex-candidato ao Governo do Ceará para comandar a sigla “significa a manutenção de um projeto que a gente compreende ser correto”.

Fonte: O Povo

COMENTAR