A obra da Pontes do Ingleses virou motivo de confusão entre Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, com troca de acusações entre as Secretárias de Infraestrutura do município e Superintendência de Obras Públicas (SOP) do estado.
Na tarde de ontem (26), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) chegou a divulgar uma nota, dizendo que a administração municipal “não cumpriu o acordo” para a reconstrução da Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, com risco até de “desabamento” da estrutura, secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias respondeu dizendo que a acusação era irresponsável e “sem nenhuma base técnica”.
“Pelo acordo, a PMF faria toda a reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso”. Segundo a SOP, o Governo do Estado, na sequência, faria a urbanização do equipamento. “Um estudo de viabilidade foi realizado por engenheiros da SOP e do Corpo de Bombeiros no equipamento após a conclusão da parte realizada pelo município, pois essa não incluiu uma série de intervenções acordadas anteriormente e previstas em projeto”, consta no documento publicado na tarde desta quarta-feira.
Equipamento público está interditado há cinco anos e tem obras paralisadas desde 2022. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou hoje que o poder municipal assumirá o restante da reforma, que até então era de responsabilidade do governo estadual.
Gestor destacou que iniciativa foi tomada mediante a demora da execução do projeto pelo Estado. Em contrapartida, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), rebateu a informação dizendo que o motivo para que as obras não continuem seria na verdade uma vistoria técnica feita pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), que constatou erros na estrutura de concreto da ponte, feita pelo Município.
Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), falou sobre a informação dada pelo Estado hoje.
“Nós estamos há um ano e meio mandando ofício, pedindo informações ao Governo do Estado com relação aos próximos passos que eles vão tomar com relação a ponte. Tenho cinco ofícios enviados e não respondidos (…) Precisou o Ministério Público chamar o Governo do Estado para uma reunião junto com a Prefeitura pra dizerem textualmente que não tinha um orçamento para fazer a obra”, alegou.
Representante ainda destacou que o laudo não está assinado pelo Corpo de Bombeiros.
“Um laudo irresponsável, né? Sem nenhuma base técnica. Eu dei uma olhada não é nem um laudo, né? É uma vistoria que foi feita cheia de vários erros técnicos, nós vamos responder a tempo todas as alegações que estão sendo feitas lá. Mas o que eu posso garantir para o cidadão de Fortaleza é que não há nenhum problema técnico na ponte, que ela vai ser concluída agora pela Prefeitura de Fortaleza”, afirmou.
Fonte: O Povo