Derrotada nas eleições municipais deste ano, a atual prefeita de Massapê, Aline Albuquerque (Republicanos), tem sido alvo de críticas do ex-prefeito da cidade, Jacques Albuquerque, seu tio. O que chama atenção é que os ataques são publicanos em um perfil no Instagram do político, mas o ex-prefeito faleceu há pouco mais de oito meses. Durante a campanha eleitoral deste ano, mesmo com Jacques já morto, sua rede social foi usada para criticar a prefeita, que disputava a reeleição, e enviar mensagens de apoio ao adversário da mandatária, o prefeito eleito Ozires Pontes (PSDB).

Passado o pleito, as mensagens não pararam. A mais recente foi publicada na última quinta-feira (21), nos stories da conta de Jacques Albuquerque no Instagram, compartilhando uma mensagem da filha, Kelvya Albuquerque.

“Para quem estava atento ao mandato, a forma como foi administrado os 4 anos, não tinha como terminar diferente. Ela achando pouco, mandou para Câmara um pacote da maldade, o chamado ‘pacote da vingança’, agindo ao meu ver como ‘Kamikaze’. E pra minha surpresa, diante de todo o caos administrativo, ela foi ‘curtir um carnaval fora de época’. Literalmente rindo na cara dos seus apoiadores, e de todos os massapeenses”, escreveu Kelvya na publicação. “Nunca que Jacques Albuquerque votaria nela”, finalizou a mulher.

Os Albuquerques em Massapê

A disputa política pelo comando de Massapê, historicamente, se confunde com uma queda de braço interna da família Albuquerque. O primeiro a chegar à cadeira de prefeito foi justamente Jacques Albuquerque, eleito em 1989. Um ano depois, o irmão do prefeito, Zezinho Albuquerque (PP), foi eleito deputado estadual.

Em 1993, foi a vez de Robério Júnior, primo de Jacques e Zezinho, assumir o comando do Município. Em 1996 e 2000, Jacques acumulou duas derrotas para o ex-prefeito Nilson Frota. Em 2004 e 2008, novas derrotas, agora para João Pontes — bisneto do Coronel João Pontes, ex-prefeito de Massapê e deputado estadual; neto de Ozires Pontes, ex-deputado estadual, federal e ex-senador; e filho de Luiz Pontes, ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Em 2012, a Família Albuquerque retoma a Prefeitura com o então prefeito AJ Albuquerque (PP), hoje deputado federal.

Disputa familiar

Em 2016, no entanto, a família teve sua primeira disputa pública, quando Jacques Albuquerque resolveu se lançar candidato e conseguiu impedir a reeleição do sobrinho. O tio articulou uma ampla base oposicionista para fazer frente ao grupo encabeçado pelo sobrinho e pelo irmão, Zezinho.

Em 2020, foi a vez da filha de Zezinho e irmão de AJ, Aline Albuquerque, dar o troco no tio, impedindo a reeleição do político em nova disputa familiar.

Fonte: DN

COMENTAR