O Papa Francisco foi alvo de críticas na Europa após declarar para um grupo de jovens russos que eles são “herdeiros da grande mãe Rússia”. Termo muito utilizado pelo soviéticos durante a época da União soviética.
“Vocês são os herdeiros da Grande Mãe Rússia […] Obrigado pela sua maneira de ser, pela sua maneira de ser russos”, disse Papa Francisco, durante uma videoconferência com um grupo de jovens católicos russos. O encontro foi realizado em São Petersburgo, na Basílica que leva o nome de Catarina de Alexandria. Os católicos na Rússia são menos do que o 0,5% da população.
Antes da bênção, o pontífice concluiu o encontro dirigindo estas palavras aos jovens que chegaram de toda a Rússia para ouvir a sua mensagem.
“Nunca esqueçam a sua herança. Vocês são os herdeiros da grande Rússia: a grande Rússia dos santos, dos governantes, a grande Rússia de Pedro I, Catarina II, esse império – grande, iluminado, [um império] de grande cultura e grande humanidade. Nunca renunciem a este legado, vocês são os herdeiros da Grande Mãe Rússia, prossigam nesse caminho. E obrigado. Obrigado pela sua maneira de ser, pela sua maneira de ser russos”, disse o Papa.
Papa Francisco criticado por suas palavras
Após essas palavras, Papa Francisco foi duramente criticado na Europa e nos Estados Unidos, já que em outras ocasiões ele demonstrou ambiguidade em condenar a invasão russa da Ucrânia.
Em maio do ano passado, em um entrevista ao jornal italiano “Corriere della Sera”, o Papa afirmou que “talvez os latidos da Otan na porta da Rússia tenham obrigado Putin a desencadear” a guerra.