O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante entrevista coletiva, afirmou que um evento no Ceará, e outro em um local não detectado causaram o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal na manhã de ontem (15).
“Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, explicou Silveira.
“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões”, disse o ministro em entrevista coletiva.
Segundo o ministro, o apagão de mais cedo “não tem nada a ver com a segurança energética do Brasil”.
Inquérito policial será pedido
A respeito da sobrecarga no Ceará, o ministro afirmou que as possibilidades de falha técnica, falha humana ou dolo (ação criminosa) deverão ser apuradas pela Polícia Federal e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), complementando as apurações internas já iniciadas.
“Estou oficiando o Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instauração de um inquérito policial para que apure, com detalhes, o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, afirmou.