O Ministro Alexandre de Moraes é alvo de 60 pedidos de impeachment, sendo 21 desses foram apresentados por senadores, esses pedidos encontram-se parados, aguardando um parecer do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Um dos pedidos com mais apoio dentro do Senado foi apresentado em março de 2021 pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), com apoio de outros parlamentares.

O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) já cobrou no plenário para que a Mesa da Casa coloque em pauta os pedidos para destituir o ministro, mas até agora não foi atendido.

– A exemplo de tantos outros documentos com o mesmo ministro, está lá na Comissão Diretora do Senado Federal como se não tivesse sido apresentado. Sequer número o documento recebeu. A Presidência do Senado tem ignorado os pleitos de quem o compõe e o apelo dos cidadãos brasileiros que confiaram nesses parlamentares a sua representatividade – disse Heinze ao defender um requerimento de sua autoria para iniciar as análises desses pedidos.

Outros ministros também são alvos de pedidos de impeachment no Senado. O senador Roberto Barroso tem 17 pedidos, Gilmar Mendes tem 5, Cármen Lúcia é alvo de três pedidos, Dias Toffoli tem dois, Edson Fachin tem 2, e Luiz Fux, Rosa Weber têm um cada. Também há um pedido para o impeachment coletivo.

COMENTAR