O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (29), que vai criar o “Ministério da Pequena e Média Empresa”. A declaração foi feita durante o programa Conversa com o Presidente, transmissão que é exibida semanalmente pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Caso seja concretizada, essa será a 38ª pasta da gestão petista. Isso representa um aumento de 65% em relação às 23 pastas com as quais o ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o governo em 2022.

– Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade – apontou.

Oficialmente, Lula citou a necessidade de criar um ministério para tratar de políticas públicas para os empreendedores como justificativa para criar mais uma pasta. Nos bastidores, porém, o governo articula uma reforma ministerial para trazer partidos do centrão para dentro do governo.

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) criticou “a forma espúria e antirrepublicana que o PT trabalha na construção de maioria”. Trata-se de um projeto de poder, que penaliza a população, disse o senador.

Lula está na vice-liderança dos presidentes que mais tiveram ministros. Ele só perde para Dilma Rousseff, que teve 39 pastas. “Um recorde vergonho”, nas palavras do deputado Luiz Lima (PL-RJ).

COMENTAR