O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, 24, que tem esperança de o deputado federal e seu ex-ministro Ricardo Salles (PL-SP) “ter sucesso” em São Paulo sendo uma sinalização que chamou atenção de todos. Salles é pré-candidato a prefeito da capital paulista. Segundo Bolsonaro, esse é seu desejo. A negociação partidária estaria em andamento por meio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Bolsonaro falou no lançamento da Frente Parlamentar Invasão Zero. Disse que, no seu governo, Salles, então ministro do Meio Ambiente, e Tereza Cristina, então ministra da Agricultura, trabalhavam bem juntos. Então, deu a seguinte declaração: “Apesar de o temperamento do Salles ser um pouquinho exaltado de vez em quando. Ainda tenho esperança de que ele terá sucesso em São Paulo”

A negociação partidária para a candidatura de Salles está em andamento por meio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Caso se concretize, a decisão de Bolsonaro em apoiar Salles representará um revés para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.

No último dia 18, Nunes esteve ao lado de Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em um evento em comemoração ao 53º aniversário do batalhão da Rota. Na semana anterior, durante entrevista a um programa de rádio do interior de São Paulo, Nunes disse que “não somente gostaria de ter como desejo ter o apoio de Bolsonaro” nas eleições do ano que vem.

Salles, por sua vez, manifestou sua intenção de concorrer à prefeitura de São Paulo, mesmo que não tenha o apoio do PL. O parlamentar, que está em conversas com outras siglas, reafirmou a intenção de se candidatar na capital paulista. No dia 4 de outubro, Bolsonaro pediu a seu ex-ministro do Meio Ambiente que ele não deixasse a sigla e indicou a possibilidade de o deputado ser o candidato do PL na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Salles já havia ameaçado deixar a legenda no primeiro semestre por estar insatisfeito com a possibilidade de ter sua candidatura rifada. Esta foi a segunda vez que Bolsonaro e Salles se encontraram em uma semana. Os parlamentares presentes na reunião têm trabalhado para que o PL tenha um candidato próprio na capital paulista em 2024.

COMENTAR