O Ministério da Justiça e Segurança Pública não foram as únicas autoridades a receber, em Brasília Luciane Barbosa Farias conhecida como ‘Dama do Tráfico Amazonense’ teve reuniões com mais aliados do governo Lula, entre eles o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) e o Deputado Federal André Janones (Avante-MG).
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias. Com apelido de Tio Patinhas no mundo do crime, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé (AM).
Em 2022, ano em que o marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas. Na internet, a entidade afirma atuar em favor de presidiários. Fundadora, a mulher do líder do Comando Vermelho aparece como presidente da iniciativa, que, entre outros pontos, busca articular “melhorias para os familiares, internos e egressos dentro da legalidade”.
Na função de presidente do instituto, a mulher de Tio Patinhas foi para Brasília em maio. No dia 4 daquele mês, Luciane postou foto em que aparece ao lado de Boulos, pré-candidato com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Paulo. Pelo Instagram, ela afirmou ter sido “recebida e ouvida com toda atenção” pelo parlamentar socialista. Ela aproveitou para agradecer pelo encontro: “Muito obrigada”, registrou a mulher do membro do Comando Vermelho.
No mesmo dia, Luciane posou ao lado da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS). De acordo com a mulher de Tio Patinhas, a congressista comunista demonstrou “atenção e apoio” às pautas do instituto liderado por ela. A associação fundada por Luciane demonstra, até por meio de seu logotipo, o que defende: menos pessoas nas prisões, com o desenho de um par de mãos rompendo a corrente de uma algema como símbolo.
Ainda no Distrito Federal na semana seguinte, a mulher de Tio Patinhas teve tempo de ser recebida diretamente na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, pasta sob comando de Silvio Almeida. No local, Luciane foi recebida por Erica Meireles de Oliveira, coordenadora da Coordenação do Gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Em pauta, a companheira do líder do Comando Vermelho destacou ações em defesa dos “direitos humanos da população carcerária do país”.