O Governo Lula tenta uma articulação para adiar a instalação da CPMI do dia 08 de Janeiro, eles querem usar a votação do Piso Nacional da Enfermagem, para adiar por uma semana a primeira sessão do Congresso Nacional.

Lembrando que nessa primeira sessão, que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro deve ser lida. Até o momento, a sessão está marcada para acontecer na terça-feira 18, às 12 horas.

A informação da utilização da votação do piso da Enfermagem, para adiar a seção do congresso foi repassada pelo líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O PLN deve chegar ao Congresso na terça-feira pela manhã. Desse modo, as comissões mistas só conseguiriam terminar de analisá-lo dias depois. Segundo Randolfe, é de interesse do governo ter uma sessão no Congresso antes do fim de abril, por isso eles desejam adiar a data por mais uma semana.

Até o momento, a CPMI possui o apoio de 194 deputados e de 37 senadores. O deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento, disse a Oeste que amanhã a oposição vai protagonizar uma briga regimental, a fim de manter a leitura da CPMI. Conforme ele, a sessão vai acontecer amanhã.

COMENTAR