Na tarde dessa quinta-feira (20), o Vice-líder do Governo Federal deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), declarou que a gestão petista almeja a presidência e a relatoria do colegiado. Para o líder da oposição senador Rogerio Marinho, classificou o a pretensão do governo de ter o comando total da comissão de totalitária e ditatorial.
“Isso é típico da esquerda brasileira”, contou Marinho nesta quinta-feira, 20. “Eles passaram todos esses meses resistindo à abertura da CPMI e, no momento em que eles enxergam que não vão conseguir impedir a sua instalação, querem controlar a investigação de uma forma absolutamente antidemocrática.”
O governo também tenta tirar o autor da CPMI Deputado André Fernandes (PL-CE) de participar dela, “Nós nunca aceitaríamos que o Fernandes, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação no 8 de janeiro, participasse da CPMI.” disse o Deputado Lindbergh Farias
Para Marinho, as ações do governo não vão impedir os rumos da investigação no Parlamento. “Não acredito que as manobras do governo vão impedir a investigação de quem depredou e barbarizou os prédios públicos e daqueles que permitiram tudo isso”, contou. “A sociedade precisa de respostas. Esse vídeo do ex-ministro Gonçalves Dias mostra que existem circunstâncias que não foram esclarecidas.”