Políticos de várias tendências da esquerda, que criticam a direita por fazer fake news, estão fazendo de tudo para provar que o ato de Bolsonaro “flopou”, ou seja, um fracasso de público. Para isso, muitos politicos recorreram às redes sociais para postar imagens que não correspondem à realidade. Eles fizeram uso de imagens feitas antes da concentração do público, que mostra uma Copacabana vazia.
Um dos políticos que fez uso deste artifício foi o presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa (PE). “Os bolsonaristas não vão querer que você veja essas imagens. Prometeram tudo e não entregaram nada. Flopou mais uma vez!”, escreveu Humberto Costa ao lado da imagem de Copacabana quase vazia, antes da concentração do público.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), publicou uma imagem aérea feita antes da concentração do público. “Flopou! O grito golpista virou silêncio: nem anistia, nem adesão. O fiasco de Bolsonaro nas ruas só confirma o que já sabemos – o Brasil segue em frente, sem espaço para criminosos e seus cúmplices”, escreveu Jandira.
O deputado Andre Janones (Avante-MG) usou imagens de eventos anteriores da direita em Copacabana com uma imagem do evento de hoje, mas é uma fotografia tirada antes da concentração do público. “Com cartão corporativo/sem cartão corporativo”, escreveu Janones, ao lado das imagens com muito público e pouco público.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) foi outro que criticou Bolsonaro com base numa imagem aérea feita antes da concentração do público. “Ato flopado de Bolsonaro no Rio apressa e fortalece a estratégia dele fugir do país”, diz o deputado em suas redes. “Representei junto com a bancada do PT para PGR e STF que tomem iniciativas preventivas: tornozeleira eletrônica e afastamento das embaixadas”.
Parlamentares usaram suas redes para defender a prisão de Bolsonaro. Duda Salabert (PDT-MG) mostrou imagem de Copacabana antes da concentração do público. “O ato de hoje flopou. Bolsonaro será preso neste ano. Golpista bom é golpista na cadeia”, escreveu Duda.
Fernanda Melchionna (Psol-RJ) também recorreu a imagens feitas antes da concentração do público. “Imagem aérea de Copacabana captada agora desmonta a farsa das imagens manipuladas pelos bolsonaristas”, escreveu Melchionna. “Apesar da promessa do inelegível e do Malafaia de reunir 1 milhão de pessoas, a realidade exposta pelas câmeras mostra um público muito abaixo das expectativas”.