O vereador de Fortaleza Julierme Sena (PL-CE), fez críticas a nova Proposta de Emenda a Constituição (PEC) sobre segurança pública, apresentada pelo governo Lula, lembrando que um dos pontos que o projeto defende é o monitoramento de policiais com câmeras corporais, que o próprio parlamentar lembrou que quem aterroriza os cidadãos são as organizações criminosas e não os policiais, ele fez essa crítica após compartilha um vídeo do governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) criticando a proposta de Lula.

“E contraditório pregar uma política de integração e cooperação entre forças de segurança e, ao mesmo tempo, enfraquecer o potencial ostensivo da Guarda municipal, não permitindo o fortalecimento do seu armamento, como prega o prefeito eleito. Enquanto o governador foca em monitoramento com câmeras para policiais, a segurança pública perde força ao restringir a ação preventiva e a capacidade de resposta da guarda municipal. Sem fortalecer o armamento e a estrutura da guarda, a integração fica apenas no discurso!”, afirmou o vereador Julierme Sena em postagem nas redes sociais.

O encontro foi organizado pelo governo federal para dar conhecimento aos Estados da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) preparada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Ricardo Lewandowski, para tentar melhorar o combate ao crime no Brasil. O projeto do governo constitucionaliza o Susp (Sistema Único de Segurança Pública), instituído em 2018 e que atualmente é uma lei ordinária.

COMENTAR