Ao longo de 2023, o primeiro ano de seu terceiro governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicou mais dias para sua agenda internacional do que em viagens dentro do Brasil. A informação consta em um levantamento feito com base na agenda oficial do chefe do Executivo e publicado nesta sexta-feira (5) pela CNN Brasil.

De acordo com o veículo, Lula totalizou 45 dias em viagens pelo Brasil no ano passado. No exterior, por outro lado, o petista esteve, contando o tempo gasto para deslocamento, por 64 dias. Ao todo, foram 23 países visitados pelo presidente, incluindo nações como Argentina, China, Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes e Japão.

No Brasil, Lula fez 41 viagens a 18 estados. A região mais visitada pelo presidente foi a Sudeste, onde o petista esteve em 18 ocasiões. Na sequência, aparecem o Nordeste, com 13 visitas; o Norte, com seis; o Sul, com três viagens; e o Centro-Oeste, com apenas uma.

Entre os estados, São Paulo liderou a lista, com 12 viagens feitas por Lula. Em seguida, apareceram o Rio de Janeiro, com cinco visitas; e a Bahia, com quatro viagens. Ceará, Pernambuco, Paraná, Pará e Roraima receberam Lula duas vezes. Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, somente uma.

COMENTAR