Uma disputa interna entre duas das principais lideranças do PT no Ceará tem movimentado os bastidores da sigla e causado tensão. O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e o ministro da Educação, Camilo Santana, passaram a apoiar nomes diferentes para a sucessão do atual presidente estadual do partido, Antônio Conin. O deputado petista chegou a cobrar do governador Elmano, que ele tem que liderar o processo no estado, o que foi entendido por muitas como uma indireta para Camilo.

Guimarães tem articulado a candidatura de Inácio Mariano, presidente da Ematerce e nome de sua confiança. Camilo Santana, por sua vez, defende o nome do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro. Ambos pertencem à corrente interna Campo Democrático, tendência majoritária do PT no Ceará.

Apesar das divergências, Guimarães foi às redes sociais para minimizar a disputa. “Unidos no PT e juntos pelo Brasil e pelo Ceará. Sempre estivemos juntos e vamos continuar. Não tem risco de crise entre Guimarães e Camilo. Quem apostar nessa briga vai quebrar a cara. Nosso projeto é construído coletivamente com Camilo Santana e Elmano de Freitas”, escreveu.

COMENTAR