O deputado federal André Fernandes (PL) assumiu a presidência da Comissão Provisória do Partido Liberal em Fortaleza. A decisão foi tomada pela direção nacional da sigla e protocolada nesta terça-feira (13), na Justiça Eleitoral.
Desde segunda-feira (12), o PL Nacional inativou toda a composição anterior da Comissão Provisória na Capital, destituindo a vereadora Ana do Aracapé (PL) da presidência e a deputada estadual Marta Gonçalves da vice-presidência, por exemplo. Elas estavam no cargo desde janeiro deste ano. Já o exercício da nova cúpula do partido deve ir até dezembro de 2024.
A movimentação tira pessoas próximas do presidente do PL Ceará, Acilon Gonçalves, que também é prefeito de Eusébio, do comando da legenda em Fortaleza para colocar em mãos mais alinhadas ao bolsonarismo, em um ano pré-eleitoral.
O partido tem correligionários com pretensões públicas de concorrer à Prefeitura de Fortaleza. Um deles é o próprio André Fernandes. Na Câmara Municipal, o PL tem a segunda maior bancada da Casa atualmente, com seis vereadores.
De acordo com Fernandes, o objetivo do partido em Fortalea será “lançar candidatura própria e eleger a maior bancada da Câmara de Vereadores”.
“Buscaremos o diálogo com todos os partidos, com exceção do PT, para buscar um modo de tornar Fortaleza a melhor capital do País”, acrescentou.
Agora, a nova composição do PL Fortaleza é formada por:
Deputado federal André Fernandes (presidente)
Deputado federal Dr. Jaziel (1º vice-presidente)
Deputado estadual Carmelo Neto (secretário-geral)
Vereadora Priscila Costa (secretária)
Vereador Inspetor Alberto (tesoureiro)
Deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (vogal)
Lael Sena (vogal)
Deputada estadual Dra. Silvana (vogal)
Com a nova configuração, o PL Fortaleza é comandado majoritariamente por parlamentares. A única exceção é Lael Sena, que é secretário parlamentar de André Fernandes na Câmara dos Deputados. Ele também foi candidato a vereador da Capital pelo Solidariedade em 2020.