O atual presidente do conselho de administração da Enel, Eduardo Martins, foi contratado pela empresa de energia elétrica depois de uma reunião da companhia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e encontros com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Segundo reportagem do jornal O Globo, as reuniões ocorreram no Brasil e na Itália, onde fica a matriz global da concessionária. Martins não tem experiência no setor elétrico ou em conselhos de administração

O executivo afirma que encaminhou um currículo à Enel na espera de alguma oportunidade na área de gestão. Sua experiência, contudo, teria feito com que a empresa decidisse contratá-lo para presidir o conselho.

“Eu os procurei e a princípio imaginava que poderia contribuir na gestão. Apresentei meu currículo e gostaram muito. Mas, para uma pessoa da minha idade (74 anos), entenderam que precisava ser no conselho”, disse o executivo ao O Globo.

Em 10 de julho deste ano, Martins assumiu o posto no conselho da empresa que comanda as distribuidoras da Enel em três estados brasileiros. Ou seja, menos de um mês depois das reuniões do governo com os italianos que são donos da companhia.

Silveira nega qualquer interferência e diz que Martins não é seu amigo. “Nunca frequentou a minha casa, mas o conheço bem. É um dos um dos maiores engenheiros do Brasil, com currículo espetacular”, afirmou o ministro ao jornal carioca, reiterando: “Não indiquei ninguém”.

COMENTAR