Após semanas de especulação, os funcionários da unidade do Carrefour localizado no cruzamento das avenidas Bezerra de Menezes e José Jatahy, no bairro Farias Brito, em Fortaleza, foram oficialmente comunicados sobre o fechamento definitivo da unidade, previsto para o dia 31 de janeiro, os permissionários do Carrefour, cujos negócios ficam na área interna do hipermercado, também já foram oficialmente comunicados sobre o encerramento das atividades.

Alguns estabelecimentos estão fazendo liquidações, com descontos que podem chegar a 50%, segundo anúncios na frente das lojas. Alguns dos lojistas terão até o início de fevereiro para encerrar os trabalhos no local.

O Carrefour da Bezerra de Menezes encontra-se em queima estoque, e alguns setores, como padaria, açougue e hortifrúti, já se encontram desativados. Os descontos em produtos podem ultrapassar a casa dos 70%, principalmente em produtos não-alimentícios, caso de utensílios domésticos e itens de limpeza.

Nos últimos dias, diversos clientes têm comparecido ao hipermercado para adquirir produtos a preços mais baixos. No caso desta unidade do Carrefour, a corrida pelos descontos tem esvaziado as prateleiras antes do fim definitivo da unidade.

Ainda é possível observar a reposição constante, embora em menor quantidade, de produtos alimentícios, como cereais, temperos e biscoitos. A maior parte do estabelecimento está com passagem restrita a funcionários.

A reportagem flagrou a negociação direta entre clientes e promotores da loja, que frequentemente repõem as mercadorias nos locais. Assim, mesmo com os descontos anunciados, produtos poderiam ter abatimento ainda maiores.

FIM DA BANDEIRA CARREFOUR NO CEARÁ

O encerramento da bandeira de hipermercado do grupo francês não é novidade no País. Em todo o Nordeste e em alguns estados do Sul e Sudeste do Brasil, a companhia vem descontinuando as lojas do Carrefour.

No caso do Ceará, até o primeiro semestre de 2023, eram cinco lojas do Carrefour, três delas oriundas de conversão do antigo BIG Bompreço, ocorridas no fim de 2022. Em maio do ano passado, a unidade da Aldeota encerrou as atividades em definitivo.

COMENTAR