A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (25) uma mudança na bandeira tarifária para maio de 2025, que passa de verde para amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, o que vai fazer aumentar a conta de luz.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Segundo a agência, “com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”.
Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores acompanhem as condições de geração de energia no País. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.