A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou nesta quarta-feira, 6, o projeto de lei que concede aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, o título de cidadãos cearenses, os deputados Alcides Fernandes e Sargento Reginauro discursaram e votaram contra a proposta.
“Cearenses foram presos sem o devido direito ao processo legal por causa daquilo que é chamado até hoje com uma tentativa de golpe. Um golpe sem arma, um golpe sem Exército, um golpe sem infraestrutura mas foi tomado como um golpe. Graças ao Alexandre de Moraes, inclusive, gente morreu na cadeia”, alegou Sargento Reginauro.
Além de Reginauro, o deputado Alcides Fernandes (PL) se manifestou contrário à concessão do título a Moraes, sob a justificativa de que muitos deputados estão detidos porque questionaram o ministro.
“Se Alexandre de Moraes pisar no seu pé, peça perdão a ele imediatamente, se não você vai preso”, seguiu. “Não passa nem pela minha mente dá um título de cidadão da qualidade de Alexandre de Moraes”.
Alcides também criticou Cristiano Zanin, afirmando que “dar o título a Zanin seria uma vergonha”, uma vez que, segundo ele, o magistrado é “um advogado, um dos piores bandidos deste país e do mundo”.
O deputado Marcos Sobreira lamentou a “politização” da discussão em torno do título aos ministros, e que a concessão aos magistrados se dá para reconhecer o serviço prestado por eles ao Estado do Ceará.