O fim de semana de fortes chuvas gerou transtornos em diversas cidades neste fim de semana, 1º e 2 de abril.

Em Russas, os estabelecimentos nas ilhotas às margens do Rio Jaguaribe tiveram água até o telhado. O caso chamou atenção dos moradores, que filmaram e compartilharam imagens nas redes sociais de comércios debaixo d’água.

As cidades de Acopiara e Jaguaruana, no interior do Ceará, suspenderam as aulas nas escolas públicas por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram os municípios. A medida vale a partir desta segunda-feira (3).

Em Acopiara, no Sertão dos Inhamuns, a suspensão nas unidades de ensino da rede municipal ocorrerá até o dia 28 de abril, conforme o decreto publicado pela prefeitura.

Segundo o documento, além das estradas da zona rural estarem intransitáveis, o município enfrenta falta de merenda e transporte escolar, “não sendo possível o contrato sem o devido processo licitatório”.

“Os dias letivos correspondentes ao período da suspensão das atividades determinadas por esse Decreto serão repostos posteriormente, de acordo com o cronograma que será estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação”, diz um trecho do documento, que também ressalta que o decreto poderá ser prorrogado mediante a necessidade.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 100 dos 184 municípios cearenses entre sábado e a manhã deste domingo. O maior volume ocorreu em Independência, onde houve acumulado de 205 milímetros. Em Crateús, cidade vizinha, o volume foi de 161 milímetros.

COMENTAR