O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, agradeceu o apoio a Israel, que foi visto durante a manifestação pró-Jair Bolsonaro, neste domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo. Katz deu declarações por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (26). – Muito obrigado ao povo brasileiro por apoiar Israel. Nem @LulaOficial conseguirá nos separar – escreveu.
No evento, manifestantes levaram bandeiras de Israel. Katz compartilhou uma das imagens em que a bandeira de seu país aparece e escreveu em uma postagem em português e hebraico.
No domingo anterior, 18, em Adis Abeba, capital da Etiópia, Lula voltou acusar Israel de genocídio na Faixa de Gaza e comparou as ações do governo israelense às do nazista Adolf Hitler. A declaração do petista gerou críticas no mundo todo. Israel declarou o petista persona non grata e uma crise diplomática.
No Brasil, deputados protocolaram um pedido de impeachment, com 145 assinaturas, um recorde de signatários.
A Lei dos Crimes de Responsabilidade especifica, no artigo 5º, que “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade” é conduta presidencial passível da perda de mandato.