A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou nesta quarta-feira, 21, uma moção de repúdio a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando a atuação de Israel, contra o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza ao Holocausto. Foram 12 votos favoráveis ao repúdio e 11 contrários em sessão nesta manhã, o vereador Julierme Sena votou a favor da moção de repúdio e foi essencial para aprovação da mesma.
“Mesmo com todo esforço da esquerda conseguimos aprovar essa moção de repúdio ao desastre internacional causado pela fala de Lula, e como parlamento em Fortaleza não poderíamos ficar calado, e deixamos claro o repudio da população Fortalezense a fala proferida pelo descondenado”
O requerimento, de autoria da vereadora Priscila Costa (PL), chama a declaração de Lula de “bizarra” e argumenta que a fala “posiciona o Brasil ao lado de um grupo terrorista (Hamas)” em meio a um conflito externo. “Envergonhando a nação brasileira e prejudicando laços internacionais com países democráticos, ofende diretamente a história e a cultura de lsrael, devendo ser reprimido imediatamente pelo Legislativo”.
Priscila Costa destaca ainda que “com a fala, Lula tenta reescrever a história, acusando de nazistas aqueles que de fato sofreram com o nazismo, estimulando assim o antissemitismo”. O requerimento foi motivo de ampla discussão entre vereadores, com parte dos parlamentares concordando e outra parte discordando veementemente do posicionamento da requerente.
O presidente brasileiro classificou como “genocídio” a resposta de Israel aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas no ano passado. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula na ocasião.