A 16ª edição da Marcha Nacional pela Vida será realizada no dia 20 de junho, em Brasília, a partir das 14h em frente ao gramado da Biblioteca Nacional. Com o tema Vida Sempre!, o Movimento Nacional Brasil Sem Aborto quer reforçar a importância da valorização da vida em qualquer circunstância.
Para o coordenador da Marcha e secretário-geral do Movimento, Allan Araújo, a mobilização é uma forma de chamar a atenção para o valor da vida humana em qualquer situação.
Nesse sentido, a principal pauta da 16ª Marcha Nacional pela Vida é a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007). A proposta é um marco para a proteção da vida desde a concepção e da mãe porque garante proteção ao nascituro e à gestante. De acordo com o Movimento Brasil sem Aborto, assim como existem os estatutos da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência e do idoso, o Estatuto do Nascituro complementa essas outras normas, garantindo assim a proteção a todas as fases da vida humana. Atualmente, o Estatuto do Nascituro encontra-se na Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados.
No mesmo dia, pela manhã, diversas organizações e personalidades que contribuem com a causa da vida serão homenageadas em uma solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 10h. Para Allan Araújo, a homenagem é o reconhecimento do trabalho de todos aqueles que lutam em defesa da vida desde a concepção. O evento é aberto a todos os interessados em participar.
Parlamentares como o Senador Eduardo Girão, o Deputado Federal Nikolas Ferreiras, entre outros fizeram convites para todos participarem da programação que começa as 10 horas da manhã na Câmara dos Deputados e termina com manifestação em frente a Biblioteca Nacional.