As cidade de Maracanaú e Caucaia aparecem no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, como duas das 50 cidades mais violentas do país (com população superior a 100 mil habitantes), elas tiveram as maiores taxas percentuais de homicídios, no ano passado.

Maracanaú ficou em 21º lugar, com 55,9 Mortes Violentas Intencionais (MVI) – índice que “corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora” – a cada 100 mil habitantes

Já Caucaia apareceu no ranking em 29º lugar, com 51,2 MVI no ano de 2022. Os dois municípios pertencem à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Nordeste é a região com o maior número de municípios entre aqueles que têm a maior taxa de assassinatos. São 26 municípios da região entre os 50 mais violentos. Apesar disso, o Nordeste apresentou uma redução de 4,5% no número de homicídios, a maior redução do País.

Enquanto em 2021 foram 21.011 assassinatos, em 2022, foram 20.122. O Nordeste, porém, segue liderando o ranking de regiões mais violentas, seguido do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Em nota, a SSPDS destacou que o Estado saiu de seis municípios entre os 50 mais violentos (em 2020, última vez que o levantamento foi feito pelo Anuário) para dois. Também mencionou que nem Caucaia, nem Maracanaú estão entre os 20 municípios com maior taxa de homicídios do País. Em 2020, Caucaia havia sido apontado como o município mais violento do Brasil.

COMENTAR