O acordo de grãos firmado entre a Rússia e Ucrânia, termina às 18 horas de hoje (20/07),  horário de Brasília, com isso a escalada do conflito pode acontecer na região de Odessa e no Mar Negro.

O Ministério da Defesa da Rússia diz que considerará todos os navios que viajam para os portos ucranianos como potenciais transportadores de cargas militares a partir de 20 de julho. O ministério da Defesa da Rússia acrescenta que algumas áreas do Mar Negro foram temporariamente declaradas como perigosas para a navegação.

Em resposta a ação russa de considerar afundar navios que atraquem em portos ucranianos, a Ucrânia informou que também atacará navios no Mar Negro que se dirigirem a portos russos e portos ocupados pelos russos na Ucrânia. A imagem abaixo foi publicada há pouco e mostra um intenso tráfego de navios pelo Estreito de Kerch em direção ao Mar Negro.

Lembrando que Odessa já sofre ataque de mísseis e drones russos a três dias, de acordo com um porta-voz militar ucraniano  pelo menos 20 mísseis e drones atingiram a cidade, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas na explosão no prédio administrativo no centro da cidade de Odessa.

“Pela terceira noite consecutiva, os russos atacaram as regiões de Odessa e Mykolaiv. Esses ataques visam principalmente a infraestrutura portuária”, disse Humeniuk ao canal de TV parlamentar Rada.

“Os ataques na região [de Odessa] estão relacionados a instalações de logística – armazéns. Ainda não há informações sobre as vítimas lá”, disse Humeniuk.

COMENTAR