O Ceará enviou um ofício em caráter de urgência à CBF solicitando que a final da Copa do Nordeste contra o Sport, marcada para acontecer nesta quarta-feira, 3, seja adiada e o local da realização da partida seja alterado O departamento jurídico do Vovô se baseou em uma suposta superlotação da Ilha do Retiro para justificar o pedido.
Em ofício, o clube cita um áudio vazado, atribuído ao presidente da FPF (Federação Pernambucana de Futebol), Evandro Carvalho, em que ele teria dito que houve impressão de 40 mil ingressos para a partida, número 50% além da capacidade da Ilha do Retiro, que acomoda pouco mais de 26 mil pessoas.
“Desta forma, cabe à CBF determinar imediatamente em prol da segurança dos torcedores, do staff, dos atletas e pelo bem da competição, suspender a partida e adotar as medidas cabíveis, especialmente, realizando o jogo em outro local que tenha as mínimas condições, qual seja, a Arena Pernambuco, padrão FIFA e que comportaria até a capacidade esdrúxula que o presidente da Federação Pernambucana informou que haveria na Ilha”, diz certo trecho do ofício feito pelo Ceará.
O Ceará pede, “em prol da segurança dos torcedores, do staff, dos atletas e pelo bem da competição”, a suspensão do jogo e a mudança de local da partida para a Arena Pernambuco, que é padrão FIFA, com maior capacidade de público, ou para outro local que a CBF pense ter condições para a partida.
Evandro Carvalho negou a veracidade do áudio, pelo qual disse ser uma “montagem”, fruto de “artimanha da oposição”. O presidente da FPF afirmou ainda que a venda de ingressos foi toda realizada de maneira online, desta forma, não sendo possível a distribuição de ingressos físicos além da capacidade da Ilha do Retiro.
Em nota oficial, o Sport Club do Recife também negou qualquer comercialização além do que a capacidade do estádio permite. “De evidente maneira responsável, o Clube não perpassou, nem jamais perpassará, qualquer restrição imposta pelos órgãos de segurança, em respeito a todos os envolvidos no jogo e fundamentalmente à sua torcida”, diz o comunicado do time pernambucano.
Durante o mês de abril o Ceará solicitou à CBF, por duas vezes, que o local do jogo fosse alterado. Em ambos ofícios, que segundo o Vovô foram ignorados pela entidade, o pedido era de que o duelo acontecesse na Arena Pernambuco ao invés da Ilha do Retiro por questões estruturais e de segurança.