.O pedido de urgência do Projeto de Lei nº 2.858/2022, que anistia os condenados pelos atos extremistas do 8 de Janeiro, conta atualmente com as assinaturas de 240 deputados, faltando somente 17 para completar o número necessário para votar o requerimento de urgência. Dos 22 parlamentares Cearenses 8 já assinaram, são eles os deputados AJ Albuquerque (PP), André Fernandes (PL), Danilo Forte (União Brasil), Dayany Bittencourt (União Brasil), Dr. Jaziel (PL), Luiz Gastão (PSD), Matheus Noronha (PL) e Moses Rodrigues (União Brasil).
E importante pressionar nas redes sociais, os deputados que fazem parte do chamado centrão no estado que não assinaram ainda como, Célio Studart (PSD), Domingos Neto (PSD), Fernanda Pessoa (União Brasil) e Yury do Paredão (MDB).
A estratégia de Sóstenes é coletar as assinaturas de ao menos 257 congressistas –dessa maneira, o requerimento de urgência do PL da anistia seria colocada automaticamente em votação. Se aprovado, o texto pode ser votado direto no plenário, sem passar por comissões, o que aceleraria sua tramitação.
Bolsonaristas pressionam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a urgência. No domingo (6.abr.2025), Sóstenes disse que o tema seria pautado “querendo ou não”. O pastor e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Silas Malafaia, declarou que o deputado paraibano “envergonha o povo”.
O PL, partido de Bolsonaro, concentra o maior apoio: 88 de 92 deputados da bancada já assinaram a urgência. PP e União Brasil, ambos com ministérios na Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vêm na sequência, com 33 assinaturas cada um.