Não há na capital paulista vacina suficiente para a aplicação da segunda dose da vacina contra a catapora. O Ministério da Saúde tem enviado quantidade insuficiente, segundo revelou a Secretaria Municipal da Saúde. Diante da falta de imunizantes, a aplicação da primeira dose está sendo aplicada aos 15 meses. A segunda deverá ocorrer aos 4 anos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a compra de vacinas cabe ao Ministério da Saúde, e o quantitativo é repassado às federações para distribuição aos municípios.

Em fevereiro, a pasta da Saúde fez uma compra internacional emergencial. No mesmo mês, o estado de São Paulo pediu 230 mil doses, mas só recebeu 46 mil.

O ministério comandado por Nísia Trindade disse, em nota, que o laboratório responsável pela produção da vacina contra a varicela tem enfrentado problemas técnicos que afetaram a regularidade da distribuição no primeiro semestre.

Entre janeiro e junho, a cidade de São Paulo teve 69 surtos de catapora com 127 casos. Escolas e creches são os locais de maiores incidências de surtos da doença. As informações são da Folha de S. Paulo.

COMENTAR