O vereador de Fortaleza Julierme Sena (PL-CE), criticou o Presidente Luís Inácio Lula da Silva que entrevista disse ser contra o projeto da taxação das blusinhas, mas que não vai vetar o projeto.
“Conversa fiada! Em resumo o Lule disse: “Sou contra a taxação das blusinhas, mas vou taxar mesmo assim”. Alguém ainda consegue acreditar no que ele diz?”, comentou o vereador Julierme Sena (PL-CE) em suas redes sociais.
Lula, indicou em entrevista a CNN hoje (18), não deve vetar o projeto, após ter selado um acordo sobre o tema e assumido um “compromisso” com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Depois houve uma tentativa de fazer acordo e eu assumi um compromisso com o Haddad que eu aceitaria colocar o PIS/Cofins para a gente cobrar, que dá mais ou menos 20%. Isso está garantido. Eu estou fazendo isso pela unidade do Congresso e do governo e das pessoas que queriam, porque eu pessoalmente acho equivocada a gente taxar as pessoas humildes que gastam 50 dólares” afirmou o presidente.
A Câmara aprovou, na última terça-feira, por 380 votos a 26, o projeto de lei que cria incentivos para a indústria automobilística, chamado de “Mover”, com as alterações feitas pelo Senado. Agora, o texto aguardo a sanção.
Parlamentares incluíram no texto uma previsão do Imposto de Importação para compras no exterior de até US$ 50 (cerca de R$ 268 pela cotação atual) por pessoas físicas, a “taxa da blusinha”, mesmo não sendo parte do tema principal da proposta. A prática é conhecida no Legislativo como “jabuti” e foi criticada por Lula nesta terça.