As mil antenas de internet da Starlink, doadas por Elon Musk, chegaram ao Rio Grande do Sul para auxiliar os socorristas nas áreas afetadas pelas chuvas intensas. Os equipamentos desembarcaram na base aérea de Canoas no início da noite deste sábado, 11. O bilionário confirmou que o acesso à internet será gratuito até que a região se recupere.
As antenas serão encaminhadas ao Centro Administrativo de Contingência para restabelecer a comunicação em áreas críticas, como Defesa Civil, Segurança Pública, unidades de saúde, escolas e outros serviços públicos essenciais durante a calamidade.
Esta iniciativa visa mitigar os efeitos da crise causada pelas chuvas, que afetaram aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no Estado, com 85% dos municípios gaúchos enfrentando os temporais, segundo a Defesa Civil.
Eduardo Leite (PSDB) agradeceu publicamente a Musk pela doação das mil antenas de internet via satélite Starlink. O governador do Rio Grande do Sul ressaltou que os equipamentos serão extremamente úteis na reconstrução do Estado.
O deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS) também publicou em suas redes sociais um vídeo de agradecimento. O parlamentar gravou da Base Aérea de Canoas no momento em que as antenas da Starlink chegavam.
“Quero deixar um agradecimento ao Elon Musk e a todos os empresários que estão ajudando neste momento de tanta dor no Rio Grande do Sul”, disse Hatten primeiro em português, depois em inglês.
O parlamentar gaúcho também destacou a intermediação do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) junto ao CEO da Space X.
“Um abraço especial ao meu colega deputado federal Gustavo Gayer que foi muito importante nesta intermediação”, disse Hatten, “e também a todos que pediram ao Elon Musk, fizeram um apelo para ele, o que acabou resultando neste carregamento de mil antenas da Starlink.”
Operadoras como Claro, Tim e Vivo também ofereceram acesso gratuito à internet e telefonia nas cidades mais atingidas. No entanto, a Defesa Civil reporta que várias localidades ainda enfrentam a falta desses serviços.