O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quarta-feira, 20, um reajuste de 5,62% para os servidores do Estado em 2024, a partir de Agosto de 2024, sem retroativo. Representantes do servidores reclamaram da proposta, dizendo que o governo não dialogou com as categorias.
“O governo perpetrou um golpe baixo contra os servidores estaduais ao descumprir a data-base e impor um percentual de reajuste sem aprovação do Fuaspec – uma afronta aos direitos dos servidores. Essa ação revela uma falta de respeito e consideração pelos trabalhadores, que merecem reconhecimento e valorização. A atitude autoritária do governo @elmanofreitas mina a confiança e o compromisso com o bem-estar dos funcionários públicos, além de prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população.” afirmou o FUASPEC (Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará) em suas redes sociais.
O governador disse que a medida vai beneficiar mais de 133 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. O reajuste será pago a partir da folha salarial de julho. Há ainda outros benefícios que serão implementados juntos ao reajuste.
“Esse reajuste, com ganho real, vai repercutir em mais de R$ 384 milhões na folha do Estado deste ano. […] Mas valorizar os servidores não é gasto, é investimento. Um justo reconhecimento a tantos homens e mulheres que se dedicam dia e noite para servir à nossa população”, destacou o governador do Ceará.
Agora a proposta deve ser enviada com mensagem de urgência para Assembleia Legislativa que deve votar em breve o texto apresentado, para depois o governador assinar o projeto, os servidores prometem mobilizações contra a proposta