Mais uma crise aberta dentro do PT em Fortaleza, porque o que parecia caminhar para a candidatura do Presidente da Assembleia Legislativa de Fortaleza Evandro Leitão apoiada pelo ministro da educação Camilo Santana, vai voltar uma disputa, isso porque a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins em reunião com diversos grupos do partido, ao final da qual 19 dos 46 membros do Diretório Municipal de Fortaleza assinaram nota em defesa de prévias no PT, modelo decisório em que os filiados ao PT da Capital podem se manifestar diretamente nas urnas sobre quem querem como candidato ou candidata ao Executivo municipal em 2024.

A nota cumprimenta todas as pré-candidaturas e defende a escolha de Luizianne Lins. “A deputada federal Luizianne participa das batalhas e conquistas do governo Lula no parlamento e nas ruas, com sua experiência como prefeita de Fortaleza por duas gestões, aparece muito bem colocada nas pesquisas e representa a construção militante histórica do Partido dos Trabalhadores”, argumentam os militantes no comunicado.

Na prática, a ação de Luizianne e aliados evidencia que nenhum dos lados, somados ou separados, tem os dois terços do Diretório Municipal, fração que definiria a futura candidatura sem outros desdobramentos, como Encontro Municipal ou prévias. Ela também mostra que não está disposta a abrir mão da disputa como resultado de algum acordo.

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o bloco governista trabalha a possibilidade de lançar Waldemir Catanho como candidato a prefeito na sucessão de Vitor Valim (PSB), que não disputará. Catanho é secretário da Articulação Política do governo Elmano, além de histórico e principal articulador político de Luizianne.

Assim, perde força a tese segundo a qual a pré-candidatura em Fortaleza será definida nos próximos dias, como tem dito nomes do PT ligados ao ministro da Educação, Camilo Santana. É o caso do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, e da senadora Augusta Brito (PT). O ex-governador petista tem preferência aberta por Evandro Leitão (PT).

COMENTAR