A Corte Internacional de Justiça, também conhecida como Tribunal de Haia, emitiu nesta sexta-feira, 26, uma série de medidas provisórias contra Israel. Elas teriam como base a necessidade de proteger os direitos dos palestinos em Gaza.

O anúncio antecede a decisão final sobre os méritos do caso aberto pela África do Sul. O país africano acusa o Estado israelense de praticar genocídio na guerra em curso contra o grupo terrorista Hamas.

O painel de 17 juízes também determinou que Israel deve fornecer “assistência urgentemente necessária para enfrentar as condições adversas de vida em Gaza”. No entanto, o tribunal não atendeu à demanda da África do Sul por um cessar-fogo unilateral imediato.

Julgamento ainda não terminou

Com apoio de uma maioria de 15 a 2 no tribunal, a decisão desta sexta-feira refere-se apenas ao pedido para que se apliquem medidas emergenciais. Enquanto isso, o caso segue em julgamento.

Até a publicação desta nota, a Corte continuava fazendo a leitura detalhada da decisão. A transmissão acontece pelo YouTube.

COMENTAR